Seja Bem Vindo

Conheça nosso trabalho e venha fazer parte desta militância!

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Ver.Júnior Lira Realiza Evento Em Parceria Com A FECAF P/ Discutir PAA








No Sábado passado(28/01/12),na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Guamá-Pa,realizou-se uma importante evento “Organizando Para Crescer”com o objetivo de discutir o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA(entrega direta) da CONAB.O evento foi organizado pelo Vereador júnior Lira,pelos técnicos do IDAM,Fabrício e Junior, pelo Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável -CMDRS,senhor jucinei Portela e pela Associação de Moradores e Agricultores e Pescadores da Região de Tucumandeua - AMAPERTU,na pessoa do senhor Waldemir e pela Associação dos Produtores da Comunidade Quilombola de Santa Rita de Barreira,na pessoa do Senhor Iraci, em parceria com Federação das Cooperativas da Agricultura Familiar do Estado do Pará-FECAF,representada pelos técnicos César Marinho e Reginaldo . O evento contou ainda com a presença do Presidente da CMSG-Pa,Ver.josé Júlio (Cabeaça) e dos técnicos da EMATER/PA, Rômulo, diretor do escritório local e Emilio,representando escritório regional,além da presença do dirigente do IDATAM,Roberto Bruno.
O evento foi muito prestigiado por lideranças comunitárias, tanto do interior, quanto da cidade, principalmente, dos centros de recuperação de dependentes químicos do município. Os palestrantes da FECAF, César Marinho e Reginaldo, foram bastante objetivos em suas palestras e sucintos em suas respostas, as perguntas eram feitas e imediatamente respondidas e as dúvidas logo esclarecidas, o evento foi muito interativo e participativo.
O Programa de Aquisição de Alimentos – PAA(entrega direta) da CONAB,ainda é pouco explorado no município,apenas um entidade rural  de nosso município opera o PAA.O programa é focado na agricultura familiar que produz a maior parte dos produtos alimentícios que consumimos no dia a dia.A agricultura familiar ainda têm na comercialização um dos maiores entraves para desenvolvimento sustentável da atividade.O PAA entrega direta visa destravar esse ferrolho,os agricultores aderem ao PAA, através de suas respectivas entidades, PAA,são cadastrados na CONAB como fornecedores diretos,assim como,as entidades,escolas,creches,centros de recuperações,asilos,etc... que receberão os produtos gratuitamente.Cumprida as formalidades legais, as entidades  selecionadas para produzirem entregam seus produtos agrícolas as entidades selecionadas para recebê-los gratuitamente.Cumprida essa etapa, as entidades recebedoras  emitem um declaração que receberam os produtos agrícolas,,munido da declaração de recebimento, as fornecedoras dirigem-se  ao banco oficial credenciado para receber os valores correspondentes a entrega direta. O PAA é um programa muito interessante, a grande maioria dos presentes ficou interessado em deslanchar o PAA no município a partir de suas respectivas entidades.
Fechando com chave de ouro o evento tivemos uma excelente palestra sobre direito previdenciário ministrado pelo nosso grande parceiro Dr. Flávio Bitecurt.Logo em seguida cantou-se os parabens para o aniversariante do dia meu irmão Zezinho Lira.









0 comentários:

Postar um comentário